Apenas 45% das pessoas usam máscaras faciais para sair de casa
- EpiServ
- 22 de abr. de 2020
- 2 min de leitura

Resultado preliminar do estudo ICP-COVID revela que apenas 45% das pessoas usam máscaras faciais para sair de casa o que pode comprometer o achatamento da curva de casos de COVID-19. Resta sabermos a razão da baixa taxa de adesão às máscaras.
Vale lembrar que o uso de máscaras pela população em geral nunca foi um consenso, a ONU, por exemplo, não se manifestou de forma clara sobre esse assunto. No entanto em um estudo publicado pela revista Science em março, realizado por pesquisadores chineses, foi percebido que boa parte dos casos do novo coronavírus no país não eram diagnosticados pois não apresentavam sintomas, sendo esses grandes disseminadores da doença.
Além disso, em entrevista à revista Science, George Gao (diretor do centro de controle de doenças da China) diz que o maior erro que os países europeus e os Estados Unidos da América estão cometendo é o não uso de máscaras pela população visto que pacientes assintomáticos ou pré-sintomáticos podem transmitir o vírus por meio de gotículas que são liberadas quando falamos.
Foi usando essa mesma lógica que o Ministério da Saúde passou a recomendar o uso de máscaras à população em geral. E para que não haja falta desse produto para os profissionais da área da saúde, recomendou também que o uso de máscaras cirúrgicas e profissionais seja designado para essa categoria e que a população utilize máscaras caseiras e não profissionais.
Foi seguindo as orientações do Ministério da saúde que muitas cidades e estados passaram a decretar a obrigatoriedade do uso de máscaras para quem for sair de casa. Belo Horizonte, Cuiabá, Goiânia, Goiás, Salvador e Rio de Janeiro (capital) já decretaram a obrigatoriedade do uso do item ao sair de casa. Além disso São Paulo recomendou o uso não obrigatório das máscaras, enquanto Bahia e Maranhão afirmaram que em breve o uso das máscaras será obrigatório nesses estados.
Mas quando devo usar a máscara?
A resposta é simples, você deve usá-la sempre que sair de casa ou em casa se morar com pessoas de grupos de risco ou que apresentam os sintomas da doença.
A ANVISA laçou orientações gerais para o uso dessas máscaras, dentre algumas se destacam:
1. A máscara deve estar limpa e sem rupturas
2. Higienize as mãos antes de coloca-la
3. Não to1ue na máscara, se tocar higienize as mãos logo em seguida
4. Cobrir totalmente a boca e nariz, sem deixar espaços nas laterais
5. Manter espaço para respiração
6. Evitar uso de batom ou maquiagem durante o uso da máscara
7. Não compartilhar sua máscara, mesmo após lavada.
8. Higienize as mãos ao chegar em casa e após retirar a máscara
9. Utilize a máscara por no máximo 3 horas
10. Lave a máscara separadamente de outras roupas

Vale lembrar que a máscara é só uma das medidas preventivas que devem ser usadas contra a doença. Não adianta usar a máscara e deixar de lavar as mãos e usar a etiqueta respiratória.

Comments